Em 1820 o povo português mostra-se descontente com a demora do retorno da Família Real e inicia a Revolução Constitucionalista, na cidade do Porto. Isto apressa a volta de D. João VI a Portugal em 1821. Em 1822, a 7 de setembro, seu filho D. Pedro I declara a Independência do Brasil e em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira (Na íntegra em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm). O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instrução primária e gratuita para todos os cidadãos".
Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno treinado (monitor) ensina um grupo alunos sob a vigilância de um inspetor.
Em 1826 um Decreto institui quatro graus de instrução: Escola primárias, Liceus, Ginásios e Academias. E, em 1827 há a criação um projeto de lei que propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas.
Em 1834 o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Com isso, em 1835, surge a primeira escola normal do país em Niterói.
Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno treinado (monitor) ensina um grupo alunos sob a vigilância de um inspetor.
Em 1826 um Decreto institui quatro graus de instrução: Escola primárias, Liceus, Ginásios e Academias. E, em 1827 há a criação um projeto de lei que propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas.
Em 1834 o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Com isso, em 1835, surge a primeira escola normal do país em Niterói.
Em 1837, onde funcionava o Seminário de São Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro, é criado o Colégio Pedro II, com o objetivo de se tornar um modelo pedagógico para o curso secundário. Efetivamente o Colégio Pedro II não conseguiu se organizar até o fim do Império para atingir tal objetivo.
Curiosidade: Quando Dom Pedro I foi perguntado sobre o que queria ser disse que gostaria de ser um mestre de escola.
Univespe TV - Escola Nova
Você já prestou atenção na letra do Hino da Independência?
Hino Da Independência Brasileira
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.
Composição: Evaristo Ferreira da Veiga
Glossário
Temor
s.m. Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror.
Sentimento de respeito ou reverência
Fig. Pessoa ou coisa que infunde medo, terror
Servil
adj. Relativo à condição ou estado de servo
Fig. Baixo, vil, ignóbil
Que segue estritamente o original ou modelo
Grilhões
Grilhão-s.m. Cadeia metálica de anéis encadeados. / Cordão grosso de ouro, que se usa ao pescoço. Fig. Laço, prisão....
Forjava
Forjar- v.t. Dar, por meio do fogo e do martelo, a um metal quente e ainda maleável, uma forma aproximativa ou definitiva.
Fabricar, compor.
Fig. Inventar, imaginar
Falsificar
Perfídia-s.f. Deslealdade, traição, infidelidade. (Antôn.: lealdade, sinceridade.)
Ardil- s.m. Estratagema, armadilha, emboscada, cilada.
Astúcia, sutileza, manha, finura, sagacidade
Astúcia, sutileza, manha, finura, sagacidade
Ímpias
Ímpio- adj. Que despreza a religião. Que é contrário à religião: discurso ímpio. Que ofende os pais, a moral, a justiça etc.
s.f. Formação de combate usada pelos antigos gregos. Compunha-se de tropas de infantaria maciçamente armadas que se agrupavam em filas cerradas para o ataque. Os soldados levavam lanças compridas e protegiam-se com escudos que se superpunham aos dos companheiros que se encontravam ao lado. Cada formação variava em profundidade de oito a 12 fileiras. A falange possuia grande capacidade ofensiva, mas nenhuma flexibilidade; precisava da ajuda de tropas mais ligeiras.
P. ext. Corpo de tropas.
Anatomia. Cada um dos pequenos ossos que compõem os dedos.
Hostil
adj. Inimigo; contrário.
Que se opõe a: hostil ao progresso.
Que denota desaprovação, inimizade: palavras hostis.
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